SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO.
Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar ou reduzir os acidentes de trabalho, e que tem por finalidade proporcionar o bem estar físico e mental do trabalhador.
Segurança do Trabalho é algo sério e tem que ser feita por profissionais do SESMT e paralelamente com os membros da CIPA.
Os profissionais que compõe o SESMT são: Médico do Trabalho, Engenheiro do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho e o Técnico em Enfermagem do Trabalho.
No Brasil o primeiro diploma legal de proteção ao trabalhador acidentado foi o Decreto-Lei 3.724, de 15/01/1919, tornando compulsório o Seguro Contra Acidentes do Trabalho em certas atividades.
O Brasil é um dos Países que contém um amplo conjunto de Leis em favor da Segurança e Medicina do Trabalho, sendo estas: Decreto-Lei 5.452, de 01/05/1943 (CLT), Lei 6.514, de 22/12/1977, que altera o Capítulo V, Título II, referente à Segurança e Medicina do Trabalho, Portaria 3.214, de 08/06/1978 (NR), Lei 8.213, de 24/07/1991, que institui o Plano de Benefícios da Previdência Social, conhecido hoje como o INSS, Instituto Nacional do Seguro Social e a ABNT NBR 18801 Sistema de Gestão da Segurança e Medicina do Trabalho e dentre outras a ISO 9001, ISO 14001, OIT e a Comissão Tripartite de Saúde e Segurança do Trabalho.
No Brasil, o Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável por regulamentar e fiscalizar tudo o que diz respeito a Segurança e Medicina do Trabalho, juntamente com o Ministério Público do Trabalho, que atua juntamente através das denúncias, sendo que a fiscalização é feita por Auditores Fiscais do Trabalho.
Se você realmente busca ingressar nesta área de Segurança e Medicina do Trabalho, sendo qualquer um dos profissionais do SESMT, então seja bem vindo e prepare-se, pois nesta jornada que começa desde a sua matrícula em uma Instituição Educacional, seja de nível Técnico ou ensino Superior, você deve estar disposto a conhecer e aprofundar-se em Legislação, quer você queira ou não.
Praia Grande, 24/01/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário